Prefeitura inicia obras de prolongamento da avenida Octávio Genta na região sul

A avenida Waldemar Spranger, a partir da PR-445, sentido zona sul, ganhará uma continuação de cerca de 2 km. Isso porque a Prefeitura de Londrina iniciou as obras de prolongamento da avenida Octávio Genta, que será estendida e conectará as vias.

Foto: Emerson Dias / NCom

A Octávio Genta terá pista dupla e vai ligar a região do Terra Bonita e do Alphaville ao Vivendas do Arvoredo, permitindo acesso direto da Waldemar Spranger até a rotatória da avenida Mábio Gonçalves Palhano. Atualmente, a avenida Waldemar Spranger termina no viaduto da PR-445.

Esta obra viária é uma grande conquista para toda a cidade, principalmente para os moradores da região sul, pois será uma rota de conexão entre vias de alto fluxo de veículos, e, portanto, se tornará uma alternativa para desafogar o trânsito naquela abrangência. O terreno que se tornará a avenida já começou a receber limpeza e o prazo de execução das obras é de 300 dias corridos. A empresa responsável pelo serviço, vencedora do processo licitatório, é a Executar Comercial e Serviços Eireli.

A nova área pavimentada terá extensão de 36.622,82 m2, equivalentes a cerca de 2 km de trajeto contínuo. O investimento será de R$ 12,5 milhões, por meio de recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa).

Foto: Emerson Dias / NCom

A obra inclui, além da pavimentação e recape da via urbana em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), serviços preliminares, terraplenagem, base e sub-base de pista, revestimento, meio-fio e sarjeta, urbanização, sinalização de trânsito, iluminação pública, drenagem e ensaios tecnológicos, entre outros.

Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a área que receberá as intervenções é densamente povoada e carente de melhorias no sistema viário. “Essa obra vai resolver tal carência e dar uma solução importante para o sistema de mobilidade urbana da região. A construção da avenida Octávio Genta representa uma opção de interligação para quem trafega entre a região sul e área central da cidade. Além disso, por se tratar de uma via comercial, esta obra vai alavancar diversos investimentos privados ao longo da avenida. Já temos dois supermercados programados para serem instalados lá e vários edifícios residenciais”, contou.

Foto: SMOP / divulgação

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, enfatizou que esta é uma obra de mobilidade urbana de extrema importância para a região sul, que está experimentando crescimento acelerado. “Vamos dar continuidade à Waldemar Spranger, que é uma via importante da cidade e termina no viaduto da PR-445. Iremos abrir uma avenida muito bonita e bem trabalhada, que vai proporcionar, ao motorista que sai da região dos condomínios da zona sul, um caminho mais rápido e alternativo para se dirigir ao centro da cidade”, destacou.

Para o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, o acesso à zona sul de Londrina era um dos mais problemáticos da cidade. “Por esse motivo, tomamos a decisão de abrir dois novos acessos, o da Octávio Genta, que já está com obras em execução, e o da avenida Constantino Pialarissi, que está fase de licitação. Com a conclusão das duas novas vias, a zona sul terá condições excelentes para prosseguir com o grande desenvolvimento que vem registrando nos últimos anos”, apontou.

Fonte: Prefeitura de Londrina