Guarda Escolar certifica mais 71 estudantes pelo projeto Guarda Mirim Municipal

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realizou na manhã de quinta-feira (23), a segunda solenidade do ciclo de formaturas das escolas atendidas pelo projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) em 2023. Dessa vez, foram certificados os estudantes da Escola Municipal Claudio de Almeida e Silva, localizada no Jardim Tarobá, região sul.

Ao final da solenidade, 71 alunos de três turmas do 4° ano receberam o certificado após concluir 17 horas de atividades ao longo de quatro meses. O projeto é desenvolvido pela Defesa Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O principal objetivo é fortalecer o vínculo de confiança entre a instituição e os alunos, ajudando na formação dos cidadãos do futuro.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

A diretora da Escola Municipal Claudio de Almeida e Silva, Josiane Ciquini Takeshita, contou que o projeto foi muito bem recebido pela comunidade escolar. “Várias mães vieram conversar comigo sobre a grande repercussão que teve em casa. É um projeto muito bom que trabalha os valores dos alunos. Quero também deixar registrado meus parabéns para cada formando”, concluiu.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, agradeceu os familiares que foram à formatura, e deixou uma mensagem para os formandos. “Estou vendo bastante familiares presentes nessa formatura. Essa é a essência do trabalho que a gente faz. O fato de vocês virem aqui, certamente fazendo algum sacrifício em sua atividade cotidiana, é um exemplo para as crianças. Em relação às crianças, agora todos têm um compromisso. Que todos sejam exemplo para os irmãos e para os colegas dos outros anos. Levem os ensinamentos de ordem unida básica e do respeito para a vida de vocês. Quando estiverem do lado de cá ocupando uma profissão, lembrem-se das professoras. Isso só tem algum sentido se a gente puder fazer da vida da gente uma coisa boa para o nosso semelhante”, concluiu.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, enfatizou o desenvolvimento de cada aluno participante do projeto. “Eu estou feliz por conta do que está acontecendo aqui. Quem dera toda criança tivesse a chance de participar de um curso desse, comandado pela nossa honrada Guarda Municipal, que é exemplo para o Brasil”, pontuou.

A supervisora da Guarda Escolar, Kawanna Lima, foi a instrutora do projeto nessa escola e também comentou sobre a evolução das crianças. “É nítido como eles evoluem, desde o primeiro encontro conosco até a formatura. Tanto em comportamento, como tratar o amigo, inclusive na aprendizagem escolar. Quando a gente chegou eles não sabiam cantar os hinos, e na formatura fizeram com muita energia”, frisou.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

As atividades do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) começaram em agosto. Ao longo de quatro meses, os guardas municipais trabalharam as seguintes temáticas com os estudantes: Regras, Cidadania, Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência intrafamiliar, Prevenção no trânsito e Ordem unida.

Também estiveram presentes na solenidade pais e mães, responsáveis, professores; a gerente regional da Secretaria Municipal de Educação, Lucia Santos; o vereador Jairo Tamura; e o chefe de gabinete da Defesa Social, Angelo Matos.

Próximas formaturas da Guarda Municipal Mirim:

  • E.M. Rev. Odilon Nocetti G. 29/11/23 às 9h (quarta-feira)
  • E.M. Eurides Cunha – 30/11/23 às 9h30 (quinta-feira)

Fonte: Prefeitura de Londrina