Dois novos produtos estão mais em conta na Semana da Economia dos Armazéns da Família de Curitiba e Região Metropolitana, que vai desta terça-feira (5/12) a sábado (9/12).

O pacote de massa alimentícia de arroz parafuso e também no tipo penne (500 gramas) saem por R$ 3,69; e o frango a passarinho da C. Vale (1 quilo) por R$ 7,79.

A Semana da Economia é coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Macarrão de arroz

O destaque dessa Semana da Economia é a massa alimentícia de arroz, que é uma alternativa sem glúten para o macarrão tradicional, tornando-se uma opção valiosa para aqueles com sensibilidade ou intolerância a essa proteína (alérgicos, intolerantes ou celíacos).

A nutricionista da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional Karine Oltramari explica a diferença entre o macarrão convencional e a massa de arroz. “O macarrão convencional é feito com sêmola de trigo e se apresenta como uma fonte de glúten que pode fornecer uma sensação robusta e mastigável, enquanto a massa alimentícia de arroz oferece uma textura leve e sutil, sendo uma opção versátil que pode ser utilizada em uma variedade de pratos tanto por pessoas com restrição ao uso de glúten como ao público em geral”, disse a nutricionista.

Que tal experimentar essa massa com um belo molho de legumes acompanhado do frango à passarinho feito ao forno? Seguem algumas ideias de como preparar uma refeição equilibrada com os produtos que estão em destaque na Semana da Economia.

Receita 1

Molho de Tomate Caseiro com Cenoura e Brócolis

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cebola média, picada

2 dentes de alho, picados

2 cenouras médias, descascadas e raladas

1 xícara de brócolis, cortados em pequenos floretes

800g de tomates maduros, picados

Sal e pimenta a gosto

1 colher de chá de orégano seco

1 colher de chá de manjericão seco

1/2 colher de chá de pimenta vermelha em flocos (opcional, para um toque picante)

1/2 xícara de água

Folhas de manjericão fresco para decorar (opcional)

Instruções:

– Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e o alho, refogando até que fiquem dourados e aromáticos.

– Adicione as cenouras raladas e os floretes de brócolis à panela. Cozinhe por 5-7 minutos ou até que os vegetais estejam levemente macios.

– Adicione os tomates picados à panela. Mexa bem.

– Tempere com sal, pimenta, orégano, manjericão e pimenta vermelha em flocos, se desejar. Adicione 1/2 xícara de água para ajudar na cocção.

– Reduza o fogo para médio-baixo e deixe o molho cozinhando por 20-30 minutos, mexendo ocasionalmente. Isso permitirá que os sabores se misturem e o molho engrosse.

– Prove e ajuste os temperos conforme necessário.

– Sirva o molho de tomate caseiro com cenoura e brócolis sobre a massa alimentícia de arroz. Decore com folhas de manjericão fresco, se desejar.

RECEITA 2

Frango a Passarinho Assado no Forno

Ingredientes:

1 kg de pedaços de frango a passarinho

3 dentes de alho picados

1 colher de sopa de páprica

1 colher de chá de cominho em pó

1 colher de chá de colorau

Sal e pimenta a gosto

Suco de 1 limão

3 colheres de sopa de óleo de oliva

2 colheres de sopa de salsa fresca picada (opcional, para finalizar)

Instruções:

– Pré-aqueça o forno a 200°C.

– Em uma tigela grande, misture o alho picado, a páprica, o cominho, o colorau, sal, pimenta, suco de limão e o óleo de oliva.

– Adicione os pedaços de frango a passarinho à marinada, certificando-se de que todos os pedaços estejam bem revestidos. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos para absorver os sabores.

– Disponha os pedaços de frango em uma assadeira, garantindo que estejam distribuídos uniformemente.

– Asse no forno pré-aquecido por cerca de 40-45 minutos, virando os pedaços na metade do tempo para garantir um cozimento uniforme.

– Verifique a prontidão do frango, garantindo que atinja uma cor dourada e a carne esteja completamente cozida.

– Retire do forno e, se desejar, polvilhe com salsa fresca picada antes de servir.

– Sirva o frango a passarinho assado no forno como acompanhamento da massa alimentícia de arroz com o molho da receita anterior e aproveite sua refeição!

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By