Lançado em 20 de novembro de 2018, o programa Rosto da Cidade chega aos 5 anos nesta segunda-feira (20/11). Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o programa promove a recuperação urbana da região central e a valorização da arquitetura de prédios e monumentos por toda a cidade. O trabalho também representa o zelo que a Prefeitura tem por Curitiba.

Ao longo desses 5 anos já foram revitalizados, em parceria com a iniciativa privada, 142 imóveis (26 públicos e 116 particulares) do Centro e do São Francisco, e realizados trabalhos de segurança, mobilidade e acessibilidade por outras regiões da cidade. Praças, memoriais, monumentos e ruas também estão sendo evidenciados com iluminação cênica pela Prefeitura.

O Rosto da Cidade também faz a limpeza de pichações e a aplicação de uma nova pintura, com uma resina especial que facilita a manutenção dos imóveis inseridos no programa.

“Nós nos orgulhamos de restaurar o patrimônio histórico e cultural de Curitiba. Este programa devolve ao rosto sagrado de Curitiba à condição de dignidade”, disse o prefeito Rafael Greca.

Alguns dos importantes espaços revitalizados pelo Rosto da Cidade são o Palácio Belvedere (reconstruído totalmente em 2019 após um incêndio), o Memorial de Curitiba, o Conservatório de Música Popular Brasileira, o Memorial Árabe, e o Museu de Arte Sacra.

Iluminação cênica

Em meio a essas construções históricas, o Rosto da Cidade também ilumina igrejas e monumentos. Locais como a Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, Paróquia da Barreirinha, Igreja Sant’Ana de Abranches e Santuário Nossa Senhora de Lourdes receberam iluminações ao longo deste ano. Ao todo, 16 igrejas já ganharam esses trabalhos, sete delas ao longo de 2023.

Os trabalhos integram a segunda etapa do programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, e do programa Rosto da Cidade.

Nas ruas

Ruas como Riachuelo, São Francisco, Trajano Reis, Voluntários da Pátria e Doutor Kellers também foram renovadas pelo Rosto da Cidade, para privilegiar os pedestres, em parceria com o programa Caminhar Melhor, além de receberem melhorias de infraestrutura.

Recentemente, a Prefeitura também inaugurou a nova Alameda Prudente de Moraes, no Centro. A transformação foi feita para priorizar o pedestre, valorizar o comércio, incentivar a mobilidade limpa na cidade, e deixar a rua ainda mais charmosa. A obra totalizou 800 metros de calçada e 420 metros de pavimento.

“O conceito dessas obras é muito bom, principalmente por valorizar a história. É legal que seja um espaço também para os pedestres, por isso o público tem elogiado bastante. As calçadas estão mais largas e são mais áreas comuns agora”, afirma Rudhá Santana de Oliveira, funcionário há quase dois anos do restaurante Seu Prudente, na Alameda Prudente de Moraes.

Grandes reformas

O Rosto da Cidade realizou grandes ações de restauração em Curitiba. A Praça 19 de Dezembro, por exemplo, foi toda renovada, passando por uma grande ação de limpeza de seus painéis, da Estátua da Justiça (mulher nua), do obelisco de 30 metros de altura. Além disso, uma iluminação cênica em LED passou a valorizar os elementos arquitetônicos do espaço.

O Memorial Paranista, inaugurado em 2021 no Parque São Lourenço, é outro exemplo deste esforço de resgate da história e da identidade da capital proposto pelo Rosto da Cidade. O espaço reúne o maior jardim de esculturas do Brasil e um rico acervo de peças do artista paranaense João Turin. Os visitantes ainda podem apreciar reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê do João Turin, valorizadas por projetores de luz cênica.

Outro importante imóvel passando por uma grande revitalização é a Casa Lerner, na Rua Riachuelo, que está em vias de se transformar no Estúdio Riachuelo, um polo de produção e disseminação de games, animação e ilustração digital.

Não é somente na região central que o Rosto da Cidade está em andamento. A Casa Culpi, edificação histórica do Butiatuvinha, está sendo reformada e transformada em polo de capacitação profissional na área de gastronomia e potencialização turística, ofertando cursos de capacitação.

Cadastro

Pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em participar do programa podem fazer o cadastro pelo site do Rosto da Cidade, basta preencher o formulário online e levar a documentação a uma Rua da Cidadania ou na sede da Prefeitura de Curitiba (Av. Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By