Quem passa pela Rua Desembargador Westphalen, no bairro Rebouças, no trecho entre a Avenida Presidente Kennedy até a Rua Professor Rubens Elke Braga, pode observar que o pavimento da via foi recuperado.

O trabalho está sendo feito por equipes contratadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM). Além desse trecho, a intervenção na Rua Desembargador Westphalen continua e vai se estender até a Rua Professor Leônidas Ferreira da Costa, numa extensão total de 1.650 metros.

O trabalho que está sendo feito é o de fresa e recape e o novo pavimento é feito com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).

Fim da trepidação

De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, João Vidal Filho, a manutenção está sendo realizada para preservar o pavimento.

“Fizemos uma avaliação e constatamos que havia muita trepidação ao longo da pista. É uma via de muito movimento e a requalificação vai trazer melhorias importantes para os moradores, comerciantes e usuários do transporte coletivo”, comentou Vidal Filho.


Atualmente, as equipes estão atuando na altura da concessionária Honda, próximo ao cruzamento da Rua Francisco Parolin. O trabalho é feito com bloqueio parcial da via, permitindo o tráfego de veículos. 

A previsão é que a requalificação da Rua Desembargador Westphalen seja concluída até o dia 12 de janeiro, se as condições do tempo permitirem.

Trabalho aprovado

O comerciante Paulo César Neubauer gostou muito da nova configuração da rua. Nesse trecho já teve os trabalhos concluídos, incluindo a sinalização horizontal, com a pintura de faixas e delimitações de vagas de estacionamento.

“Um trabalho muito bom, melhorou 100% a nossa rua. O piso trepidava bastante e agora a condição de tráfego ficou excelente”, disse Paulo, que é proprietário da loja Servtintas, especializada em pigmentos para piscinas, caldeiras e de uso industrial em geral.

Henzi Hoggs, que mora há 63 anos na região, disse que a melhoria veio em boa hora. “Este asfalto que está aí é da década de 1970. Neste tempo em que estou aqui houve bem poucas reformulações”, contou, enquanto pajeava as netas Aurora, 4 anos, e Milena, de 2.

Enquanto acompanhava o trabalho das equipes da janela da casa, o morador não tem dúvida dos benefícios da melhoria.

“Está ficando ótimo, vai beneficiar muita gente. É uma rua que tem grande movimento, uma das principais ligações com o Centro”, comentou.


Conselheiro Laurindo renovada

Na mesma região, as equipes contratadas pela SGM fizeram recentemente a requalificação da Rua Conselheiro Laurindo, ligação do bairro Rebouças ao Centro.

A intervenção de fresa e recape foi concluída em dezembro e abrangeu uma extensão de 1.700 metros, desde o cruzamento com a Rua Chile até a Avenida Sete de Setembro. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By