O prefeito Rafael Greca e representantes do The Climate Pledge na Amazon e da C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) vão lançar, nesta quarta-feira (29/11), a Iniciativa Laneshift em Curitiba para combater as emissões de carbono do transporte rodoviário de carga. O evento será às 11 horas no Salão Brasil, no segundo andar da Prefeitura de Curitiba.

Representantes de empresas locais de transporte, montadoras de veículos e outros parceiros da Prefeitura de Curitiba também vão participar do evento. Após o lançamento do programa, no período da tarde, serão feitos vários painéis, no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, que reunirão especialistas e líderes do setor de transportes de cargas.

A Iniciativa Laneshift, cofundada pelo The Climate Pledge (uma parceria entre a Amazon e Global Optimism) e a rede C40, é um programa ambicioso projetado para combater as emissões de carbono no setor de transporte de mercadorias, focando especialmente nos veículos de transporte médio e pesado e nas rotas que percorrem. 

Essa iniciativa visa especificamente a descarbonização de caminhões de carga, um setor reconhecido como uma fonte significativa de poluição atmosférica e um dos mais desafiadores para a descarbonização.

    

Curitiba aderiu à Iniciativa Laneshift para Veículos de Carga Zero Emissão em julho de 2023. 

A Laneshift está alinhada com o Roteiro Global de Veículos Comerciais, que tem como objetivo alcançar 100% de vendas de caminhões comerciais com zero emissões até 2040. 

Cidades

Para cumprir essa meta, é essencial que as cidades estejam equipadas com uma frota significativa de veículos elétricos (EV) até 2030. A Laneshift busca acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de veículos elétricos e a implantação de caminhões elétricos em cidades selecionadas na Índia (Bangalore, Delhi, Mumbai e Pune) e América Latina (Bogotá e Medellín na Colômbia; Curitiba e Rio de Janeiro, no Brasil; Quito no Equador; e Cidade do México), com o objetivo de reduzir emissões, limpar o ar, gerar empregos verdes e promover uma transição justa para os trabalhadores.

Prefeitura de Curitiba, Rede C40 e Amazon lançam o programa para veículos de carga zero emissão

Data: quarta-feira (29/11)

Horário: 11h

Local: Salão Brasil, 2º andar da Prefeitura de Curitiba, Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By