O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, sancionou nesta terça-feira (5/12) a lei que institui a Rede Esportiva de Curitiba. A Rede tem a finalidade de servir como mecanismo de governança intersetorial e intergovernamental para o fomento da prática esportiva e de atividade física no município de Curitiba, no âmbito do Sistema Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

A Rede Esportiva de Curitiba vai disseminar orientações gerais e específicas e coletar informações e subsídios a serem encaminhados à Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Também terá a missão de integrar o esporte às ações das áreas de saúde, educação, cultura, sustentabilidade, desenvolvimento nacional, ciência e tecnologia, assistência social e segurança pública, e de outras áreas com as quais se relacione direta ou indiretamente.

“Ter esse instrumento formalizado torna perene a política de esportes da cidade, um conceito de desenvolvimento por meio de redes colaborativas e com a utilização do potencial de cada um dos atores que fazem parte do cenário esportivo curitibano, sejam federações, clubes, entidades, associações, universidades, terceiro setor, iniciativa privada, imprensa e etc”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By