Em operação desde esta quinta-feira (18/1), a linha 250 Ligeirão Norte-Sul foi aprovada pelos usuários. Com um trajeto de 38 quilômetros (ida e volta), o ônibus liga o Terminal do Santa Cândida ao Terminal do Pinheirinho, com passagem pelos terminais Boa Vista, Cabral, Portão e Capão Raso, e outras cinco estações-tubo.

“Estou gostando muito dessa linha, vou chegar muito mais rápido agora. Meu trajeto era do Centro ao Terminal do Capão Raso, então os expressos demoravam bem mais”, conta Gabriela Ducci, de 21 anos.

A linha também é uma alternativa para aqueles que utilizavam outros ônibus, além das linhas expressas, como é o caso de Leonardo Ulths, de 21 anos, que se desloca diariamente do Pinheirinho ao Centro.

“Antes eu usava o Pinheirinho-Cabral, que é um ligeirinho, e não demorava muito, mas agora está muito mais rápido. Ir pela canaleta ajuda bastante também” relata Ulths.

Economia de tempo

O Ligeirão vai trazer uma redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto de ida e volta, que poderá ser realizado em até 100 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras.

“Trata-se de uma linha que faz uma importante ligação do Norte e o Sul da cidade, que vai desafogar as linhas paradoras, que já fazem esse trajeto e vão ser mantidas, e trazer mais velocidade de deslocamento para a população” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. “No caso de uma pessoa que utiliza todo dia o trajeto de ida e volta em dias úteis, a economia de tempo será de 1h15 durante a semana”, completa.

Serão 29 ônibus na linha Norte Sul, com intervalos de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em períodos de menor demanda. A Urbanização de Curitiba (Urbs) estima que 35 mil pessoas utilizem a linha nos dias úteis.

Experiência mais tranquila

Além da agilidade, os passageiros do Ligeirão Norte-Sul estão elogiando a tranquilidade e o conforto dos ônibus. “Ter uma experiência mais calma, com o ônibus mais vazio, vai ser muito melhor, principalmente fazendo esse trajeto todo dia”, diz Anna Carolina Pereira, de 20 anos.

A nova linha também permite que a população passe menos tempo em deslocamento, aproveitando mais o dia, como conta Adriana Gonçalves, de 32 anos.

“Agora vou chegar ao meu trabalho 30 minutos mais rápido, então vou poder sair mais tarde de casa, e meu dia inteiro acaba ficando mais calmo. Ter um ônibus com mais espaço melhora ainda mais”, afirma Adriana.

Confira as paradas do novo Ligeirão Norte-Sul

Terminal Santa Cândida *

Terminal Boa Vista

Terminal Cabral

Estação-tubo Passeio Público

Estação-tubo Central

Estação-tubo Eufrásio Correia

Estação-tubo Oswaldo Cruz

Estação-tubo Bento Viana

Terminal Portão

Terminal Capão Raso

Terminal Pinheirinho*

*No Terminal Santa Cândida os ônibus com letreiros frontal linha 250 Norte-Sul são acessados pela plataforma atrás do parador Santa Cândida/Capão Raso. No Terminal Pinheirinho, são acessados na plataforma do Pinheirinho/Praça Rui Barbosa.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By