Na noite dessa terça-feira (12/12), o Memorial Paranista foi transportado para o universo do século XIX com a estreia da Ópera das Etnias, um espetáculo grandioso que transformou o clássico “Conto de Natal” de Charles Dickens em uma obra-prima ao ar livre. A montagem faz parte do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 e ficará em cartaz até sábado (16/12), sempre às 19h30.

A brisa suave da noite curitibana se misturou com a expectativa do público enquanto as escadarias do Memorial Paranista se transformavam no cenário, com grandes jogos de luzes que enchiam os olhos. Antes mesmo do espetáculo principal, a Banda da Caximba preparou o terreno com uma performance empolgante.

As atrações do Natal de Curitiba 2023 não precisam de agendamento.

Pipoca

O espetáculo, uma produção da Fundação Cultural de Curitiba, reuniu 40 artistas que deram vida aos personagens adorados de Dickens. Desde Ebenezer Scrooge até os fantasmas do passado, presente e futuro, cada interpretação cativou o público presente.

Para a família Stopassoli, aproveitar as apresentações do Natal já é tradição. Dessa vez, o grupo de nove familiares trouxe pipoca de casa e veio cedo para garantir um bom lugar para assistir ao espetáculo.

“O espírito do Natal sempre emociona; é um momento que gostamos de curtir em família”, afirmou Juliana Stopassoli Rocha, que estava de aniversário. A matriarca Dona Maria Alice completou: “Eu amo tudo que é arte; sempre incentivei meus filhos nisso. A gente viu o filme com essa história, mas ver ao vivo é diferente; toda essa produção emociona a gente”.

A escolha de apresentar a ópera ao ar livre, no Jardim de Esculturas de João Turin, permitiu que a atmosfera noturna contribuísse para a imersão total na narrativa. Isso foi destacado pela professora Rafaela de Almeida Bonfim, que chamou sua irmã Cíntia para aproveitar o espetáculo.

“Foi uma adaptação muito legal, a produção bem bonita em termos visuais; uma surpresa muito legal em saber que o espaço está sendo utilizado para trazer esse tipo de experiência para os cidadãos”.

Representantes das etnias

O clímax da noite foi a interpretação emocionante de “Ode à Alegria”, ao som da Nona Sinfonia de Beethoven. O coro dos artistas, acompanhado pela iluminação sincronizada, recebeu os casais representantes das etnias que formaram historicamente o Paraná e se uniram à apresentação.

A cônsul da Espanha no Paraná, Blanca Hernando Barco, foi uma das que participaram do encerramento. “Esse conto é especialmente importante para nós, que tivemos que morar tanto tempo distante de nossas famílias. A época do Natal sempre foi delicada, meu pai sofria por estar longe dos pais e irmãos. Hoje, representamos nossos povos num lugar que nos acolheu e ajudou a formar esse mosaico de cultura que é Curitiba”.

Serviço

Ópera das Etnias

De terça a sábado (12 a 16/12), às 19h30

Endereço: Rua Mateus Leme, 4.700

Grátis

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, PUCPR-Marista, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By