Os ônibus do Transporte Acesso, que levam pessoas com deficiência para terapias e exames em dias de semana, vão estender sua jornada nas noites que antecedem o Natal. O destino, porém, serão três atrativos natalinos em diferentes pontos da cidade. A programação começa nesta quarta-feira (13/12), pelo Parque Barigui.

“Os passeios estão sendo oferecidos para quem já usa esse serviço de transporte. Geralmente são pessoas que moram em bairros distantes e, por isso, teriam mais dificuldade de sair para apreciar a beleza das atrações do Natal de Curitiba”, explica a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD) da Prefeitura, Denise Moraes. O DPCD coordena o serviço.

Além do Parque Barigui, que receberá um segundo grupo de visitantes com deficiência na próxima quarta-feira (20/12), serão visitados o Parque Náutico (dias 14/12 e 21/12), no Boqueirão, e a Rua Iluminada da Família Moletta (dia 19/12), no Umbará.

No Barigui, quem tiver deficiência motora poderá usar os veículos de uso individual e exclusivo da Air Promo, patrocinadora da atração. Os carrinhos são os únicos permitidos no circuito. É só embarcar ou aguardar pelo retorno de um deles, junto ao estacionamento ao lado da BR 277. 

As atrações do Natal de Curitiba 2023 não precisam de agendamento.

Roteiros

Os ônibus apanharão em casa, às 18h, as pessoas que desejarem fazer o passeio. Cada uma poderá levar um acompanhante. Todos devem chegar aos atrativos natalinos às 19h, para percorrer cada local e assistir à encenação dos espetáculos. Eles deverão estar novamente em suas casas às 22h.

Cada grupo visitará o atrativo da mesma região ou mais próximo de onde moram. Assim, irão ao Parque quem mora em bairros como Santa Felicidade, Mercês e São Braz. Para o Parque Náutico vai quem mora no Uberaba e Boqueirão e, para a rua da Família Moletta, residentes no Tatuquara e no próprio Umbará.

Acesso

Cerca de 1.700 pessoas com deficiência que dependem da linha de ônibus Acesso para chegar aos aproximadamente 600 estabelecimentos de saúde espalhados pela cidade são atendidos pelo serviço de transporte. Os veículos são tripulados por 28 motoristas e atendentes. Juntas, as equipes fazem cerca de 1.500 atendimentos por mês.

A fim de melhorar o atendimento prestado a adultos e crianças, todos passam por encontros de atualização promovidos na sede do DPCD.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, PUCPR-Marista, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By