A edição de 2023 do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais reafirmou sua grandiosidade. Os números superaram as projeções iniciais e alcançaram a surpreendente marca de 111% de aumento no movimento de turistas e público em comparação com 2022, que atingiu 979.858 espectadores. Os eventos atraíram aproximadamente 2.076.818 de pessoas, sendo 311.522 turistas.

Com mais de 100 atrações gratuitas, a 7ª edição trouxe novidades nas atrações e ainda promoveu valores como sustentabilidade, inovação, solidariedade e inclusão. Nos 47 dias de eventos a cidade foi envolta em uma atmosfera de luz, música, dança e ainda impulsionou diversos setores da economia local, incluindo hotelaria, gastronomia, transporte, serviços e comércio.

“Foram mais de dez meses de trabalho, que envolveu uma grande equipe da Prefeitura, atuando desde a gestão até a operação dos eventos. Os resultados demonstram o empenho com o propósito principal de proporcionar memórias e experiências incríveis aos turistas e população”, diz Adriane Vortolin, do Instituto Municipal de Turismo, coordenadora do Natal de Curitiba. 

Entre as atrações, as grandes novidades desta edição foram a roda-gigante O Boticário na Rua XV de Novembro, o Carrossel do Shopping Mueller no Passeio Público e a Floresta Encantada Electrolux na Escola de Sustentabilidade. O evento ainda teve o apoio recorde de patrocinadores, envolvendo 14 empresas que contribuíram criando cenários envolventes na celebração do nascimento de Jesus Cristo, confirmando a capacidade da cidade em ser inteligente e inovadora em parcerias público-privadas.

A gerente de Marketing da Electrolux Brasil, Isabella Maimone, destacou a beleza da Escola de Sustentabilidade e a parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba como fundamentais para o grande êxito social e cultural que a atração proporcionou para a cidade.

“Encerramos mais uma edição do Natal Luz dos Pinhais com nosso propósito cumprido de transformar para melhor a vida das pessoas que passaram pela Floresta Encantada Electrolux. Foram mais de 40 mil visitantes que tiveram a oportunidade de experenciar a magia e encanto do espaço, além de levarem aprendizados valiosos sobre uma vida mais sustentável para suas casas”, celebra Isabella.

O espírito natalino envolveu toda a cidade. Com decorações e espetáculos distribuídos estrategicamente o público pode conferir espetáculos de ópera, balé, corais, oratórios, concertos, feiras de Natal e principalmente muita solidariedade, com a distribuição de 2.500 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Superando expectativas

Com mais de uma centena de atrações, a cidade de Curitiba brilhou intensamente durante as festividades natalinas em 2023. Entre os espetáculos que encantaram multidões destaca-se o Natal na XV de Novembro – O Boticário, que conquistou o coração de 300 mil pessoas. A roda-gigante, em particular, foi um grande sucesso, atraindo a atenção de 36.375 entusiastas.

Outros eventos igualmente grandiosos atraíram um grande público, como o Natal Ligga no Parque Barigui, que encantou 250 mil espectadores, e o Natal Shopping Mueller no Passeio Público, assim como o Jardim Musical da Ademicon, ambos registrando uma impressionante presença de 180 mil pessoas cada.

A Constelação de Natal na Universidade Positivo proporcionou uma experiência encantadora a 110.500 participantes, enquanto o Show de Luzes e Cores no Jardim Botânico iluminou a noite para 86 mil entusiastas. O Encontro de Emoções no Parque Barigui e a deslumbrante decoração natalina no Parque Tanguá foram igualmente populares, reunindo 80 mil admiradores cada um.

O espetáculo do Oratório no Tanguá emocionou 40 mil espectadores, enquanto a Praça Santos Andrade atraiu a atenção de 50 mil pessoas. A Floresta Encantada Electrolux cativou 44.256 visitantes com sua atmosfera de luz e sustentabilidade.

Entre os eventos tradicionais que contribuíram para a grandiosidade natalina da cidade, o Natal do Bradesco no Palácio Avenida marcou presença com uma audiência de 100 mil pessoas, enquanto a decoração da Família Moleta encantou 92.567 amantes das luzes natalinas. Mais uma vez, Curitiba reforça com brilho o seu status de Capital Brasileira do Natal.

A Prefeitura de Curitiba promoveu o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, PUCPR-Marista, Midialand e Banco do Brasil. Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023.  

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By