Moradores e lojistas do Xaxim, na Regional Boqueirão, estão comemorando o asfalto novo que começa a ser implantado ao longo de 300 metros das ruas Estevam Monastier, a partir da Omar Raimundo Picheth, até a Arthur Euclides de Moura. Nesta quarta-feira (13/7), o prefeito Rafael Greca foi até o local para inspecionar o trabalho, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura e de emenda parlamentar do vereador Beto Moraes. Estamos trazendo qualidade de vida para a região”, explicou Greca, que foi saudado por diferentes gerações de moradores e também comerciantes estabelecidos no local. As crianças ganharam gibis sobre educação ambiental.

Orgulhosos do endereço

“É o fim da poeira. Além de embelezar a rua, dá mais gosto para os clientes chegarem na loja e, para a gente que mora aqui, orgulho do nosso endereço”, avalia a lojista de materiais de construções Joice Vandekerhkoff Munaro. Há 16 anos ela trabalha e mora na Rua Estevam Monastier com o marido, o também comerciante Gilberto dos Santos.

Proprietária de imóveis na esquina das ruas Estevam Monastier com Omar Raimundo Picheth, a empresária do setor de alimentos Suele Bizzotto também está satisfeita. “Estamos acabando de construir um conjunto comercial e, com certeza, o interesse em alugar nossas lojas vai aumentar”, comemora.

Tecnologia

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, explicou a técnica que está sendo usada para substituir o antipó por asfalto. “A camada de antipó danificada é removida e o pavimento ganha reforço estrutural. Esse revestimento antigo é, então, triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Por fim, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico”, resumiu.

Juntos, os bairros da Regional Boqueirão (Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim) já receberam pavimentação, em forma de requalificação ou reciclagem, em 48,8 km de ruas. O trabalho envolveu 99 ações  pela região.

Acompanharam a visita de inspeção o vereador Beto Moraes: o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; e o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By