Já é Natal em Curitiba e ele começou nesta quarta-feira (22/11). Um dos eventos foi uma missa festiva na igreja Carmelo Nossa Senhora da Assunção e São José, no Guabirotuba. O prefeito Rafael Greca, a primeira-dama, Margarita Sansone, e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, prestigiaram a cerimônia.

“Que a mais linda lição do Natal, que é aspirar a paz e o amor, se renovem em nós. Que consigamos superar a brutalidade de mais esta guerra”, disse o prefeito, emocionado, referindo-se ao conflito que envolve Israel e Palestina, no Oriente Médio, e vitima também crianças. “Não dá pra esquecer os bebês de Gaza”, lamentou, citando a cidade palestina que é alvo de bombardeios.

Ao lado de Margarita e de Eduardo, Greca comungou e fez uma leitura do Segundo Livro dos Macabeus, do Velho Testamento. O texto trata da a luta de Judas Macabeu contra Antíoco Epífanes e o empenho pela libertação do templo.

Música

O ato religioso também homenageou Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra, e por isso foi pontilhado de sons do início ao fim. Isso porque ele contou com a participação do coro e da orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, da Fundação Cultural. Sob a regência da maestrina Mara Campos, cantores e músicos apresentaram 11 peças sacras e a popular Noite Feliz, que a convite da regente foi cantada por todos os presentes.

As irmãs carmelitas, que acompanharam a missa em um recinto próximo ao altar, também deram sua contribuição ao concerto. Elas juntaram suas vozes as dos cantores eruditos e, ao comando da regente, cantaram parte da peça “Gloria In Excelsis Deo”. No fim da missa, foi a vez do padre André Biernaski oferecer música aos presentes. Na harmônica, ele tocou “A 13 de Maio” – uma canção que alude ao aparecimento da Virgem Maria em Fátima, Portugal, a 13 de maio de 1917.

Pelo sétimo ano consecutivo, a missa foi celebrada por Biernaski, que destacou a ênfase que será dada ao Presépio na programação natalina preparada pela Prefeitura para este ano. “Há 800 anos, São Francisco de Assis fazia a primeira montagem do Presépio. Que o seu significado seja renovado em cada um de nós, todos os dias”, exortou, próximo ao presépio montado pelas irmãs carmelitas.

Presenças

Também prestigiaram o ato a presidente da Fundação Cultural, Ana Castro; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior; o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba, José Lupion Neto; a secretária municipal da Saúde, Beatriz Batistella; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o controlador-geral do município, Daniel Falcão; o secretário da Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o secretário da Defesa Social, Péricles de Matos; e o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior

Além deles, participaram da celebração a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Denise Moraes; os administradores regionais da CIC, Raphael Keiji Assahida, do Portão/Fazendinha, Gérson Gunha, e do Bairro Novo, Fernando Bonfim; as deputadas estaduais Márcia Huçulak e Maria Victória; o vereador Mauro Bobato; e os assessores do Prefeito Cibele Dias e Lucas Navarro.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By