Aproveite o fim de semana para conhecer a riqueza da cultura afro-cubana apresentada na exposição Sikán, que estreou na quarta-feira (10/1) no Museu da Gravura de Curitiba. Sob o talentoso olhar da artista Belkis Ayón (1967-1999), a mostra mergulha nas questões de gênero e etnia ao retratar a intrigante princesa Sikán, personagem que desafiou um segredo em uma lenda Abakuá, uma sociedade secreta masculina. As peças fazem parte do Museu Natural de Havana.

As obras de Belkis Ayón, marcadas por traços escuros e impactantes, podem ser apreciadas gratuitamente de sexta a domingo no Museu da Gravura, localizado no Solar do Barão, espaço cultural no coração da cidade.

Na sexta-feira (12/1) a Casa da Leitura Hilda Hilst oferece para os curitibinhas História à vista!. Às 15h, a contação de histórias proporcionará leituras de obras infantis com narrativas visuais. Além disso, a Casa da Leitura está em destaque com a exposição Varal Literário – Mês da Visibilidade Trans, celebrando a representatividade trans na literatura e nas artes.

No sábado (13/12), a diversão continua na Casa da Leitura Wilson Bueno, onde os contadores do programa Curitiba Lê apresentarão narrativas populares, contos clássicos e obras contemporâneas da literatura infantil e infantojuvenil às 15h.

Para dar início às festividades do pré-carnaval, a Escola de Samba Leões da Mocidade traz o enredo da história de Waldir Azevedo (1923 – 1980), renomado compositor e instrumentalista que destacou as potencialidades do cavaquinho e a inventividade da cultura brasileira. O primeiro ensaio aberto da escola ocorre neste domingo (14/01), das 14h às 18h, nas Ruínas de São Francisco.

Confira a programação cultural deste fim de semana (12 a 14/1)

Exposição Belkys Ayón – Sikán

Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533

Classificação: Livre

Sexta, das 9h às 18h. Sábado e domingo, das 12h às 18h

Grátis

Varal Literário – Mês da Visibilidade Trans

Casa da Leitura Hilda Hilst, Av. Maurício Fruet, 2.150 – Rua da Cidadania do Cajuru

Classificação: Livre

Sexta e sábado, às 15h

Grátis

Contação de Histórias – História à vista!

Local: Casa da Leitura Hilda Hilst, Av. Maurício Fruet, 2.150 – Rua da Cidadania do Cajuru

Classificação: 5 anos

Sexta, às 15h

Grátis

Contação de Histórias

Casa da Leitura Wilson Bueno, Av. República Argentina, 3.430 – Portão (Portão Cultural)

Classificação: 5 anos

Sábado, às 15h

Grátis

Pré-Carnaval – Ensaio aberto da Escola de Samba Leões da Mocidade

Arcadas das Ruínas de São Francisco, Praça João Cândido s/n, São Francisco

Classificação: Livre

Domingo, das 14h às 18h

Grátis

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By