Para se alimentar bem e garantir mais saúde e qualidade de vida, o vídeo semanal do servidor desta terça-feira (14/11) convida a população, e especialmente o servidor, a conhecer as feiras e mercados de Curitiba. Administrados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), esses estabelecimentos unem alimentação saudável, cultura, turismo e lazer.

“São espaços que proporcionam o acesso a alimentos saudáveis, valorização da cultura alimentar, turismo gastronômico, integração social, e ainda incentivam o empreendedorismo e o desenvolvimento da cidade. O principal diferencial é a preservação da tradição das feiras de rua e da memória afetiva desses comércios”, afirma a diretora do Departamento de Operação Agroalimentar da SMSAN, Marina Teixeira.

Esses locais também fomentam o desenvolvimento sustentável, fazendo doações de alimentos sem valor comercial, porém próprios para o consumo, para o Programa Banco de Alimentos.

Apresentado pelo servidor da SMSAN Luiz Carlos Maskow Junior, o vídeo destaca as feiras livres, os Sacolões da Família, o Mercado Municipal de Curitiba e o Mercado Regional Cajuru.

Os vídeos semanais do servidor são promovidos pelo Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida, da Prefeitura de Curitiba.

Veja o vídeo:

Feiras livres

Espalhadas por espaços públicos da cidade, as feiras livres de Curitiba ofertam uma grande diversidade de hortifrútis, alimentos e produtos variados, além do tradicional pastel de feira.

Há feiras diurnas e noturnas, em todos os dias da semana. Curitiba conta com 85 feiras livres.

Sacolões da Família

Com 11 unidades na cidade, os Sacolões da Família oferecem frutas e hortaliças de boa qualidade, a preço único, mais baixo que no varejo tradicional. Atualmente, o valor praticado é de R$ 3,69 por quilo. Os alimentos à disposição variam de acordo com a estação do ano.

Os sacolões estão localizados em pontos de fácil acesso à população e não exigem cadastro.

Mercados

O Mercado Municipal de Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 1.865) é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. O local opera de terça a domingo, e tem mais 190 estabelecimentos comerciais, como bancas de hortigranjeiros, lojas de delicatéssen e setor orgânico.

Já o Mercado Regional Cajuru (Avenida Pref. Maurício Fruet, 1880) é um local semelhante ao Mercado Municipal, mas com uma experiência mais intimista. Com 42 espaços de alimentação, o Mercado Regional Cajuru também funciona de terça a domingo, e tem a presença de agricultores da Região Metropolitana de Curitiba aos fins de semana.

O programa Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By