O espírito natalino de Curitiba já chegou nas Praças Osório e Santos Andrade com as Feiras Especiais de Natal, abertas nessa quarta-feira (22/11). Tradição da cidade, elas atraem milhares de curitibanos e turistas todo final de ano com a diversidade de opções de gastronomia e artesanato temáticos, como presentes e decoração. As duas feiras podem ser visitadas até o dia 23 de dezembro. Na Osório, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h; e na Santos Andrade, de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

Para as cunhadas Ivete Alves, 60 anos, e Irene Parreira, 76, a Feirinha da Osório é parada obrigatória, tanto para fazer compras, um lanchinho, quanto para melhorar o humor. “Eu gosto muito daqui, quando estou aborrecida venho pra feirinha e já me animo”, conta Ivete, que ainda reforça: “Gosto da diversidade de opções, é muito legal também para trazer os familiares que vêm nos visitar”.

Mas o ponto alto da feira da Osório são os artesanatos selecionados, que surpreendem os visitantes. Mercedes Ester Beck, 65, passou pela praça e levou decorações para o prédio em que mora e é síndica. “Eu sempre venho nas feiras, mas a de Natal é especial, principalmente pelo artesanato, é uma forma de valorizar o trabalho manual espetacular dos curitibanos”, comenta.

Especialmente para o Natal

A Feira da Osório deste ano tem como vizinho outro ícone do Natal de Curitiba, a roda-gigante O Boticário, que estreia nesta quinta-feira (23/11). Inspirada pela atração, a feirante Mara Castilho utilizou sua criatividade para criar uma peça nova de artesanato, especial para a feirinha: uma miniatura de roda-gigante em madeira.

Essa é a segunda feira de Natal que Mara participa, além de uma de Páscoa e uma de Primavera, todas na Osório. Ela trabalha com mandalas e itens personalizados em MDF, além de presépios, capivaras e guirlandas. “A feira ajuda muito no orçamento e também na divulgação do nosso trabalho. Minha clientela sempre aumenta”, conta a artesã. 

Tradição e gostosuras

Na Praça Santos Andrade a Feirinha é mais calma, mas não perde em tradição. A artesã Edina de Oliveira Maia, 69, marca presença todos os anos há 17 anos e não tem planos de parar. “Eu gosto daqui, tenho minha clientela que sempre comparece e garante que eu possa continuar lucrando fazendo o que eu amo”. Ela vende costuras, bordados e decorações para o Natal.

Mas um dos maiores atrativos da Santos Andrade são as opções de gastronomia que deixam quem passa por lá com água na boca. Rafael Dalpra é herdeiro da barraca de churros e crepes que é de seu pai há cerca de duas décadas e conta que já atendeu muitos curitibanos e turistas nos últimos tempos. “Além da tradição, a feirinha é muito importante financeiramente pra gente”, comenta Dalpra.

A universitária Pérola Bechelli não resistiu ao aroma doce da barraca de Rafael e garantiu seu churros. “Sempre passo por aqui para ir para a aula e adoro, o churros tá uma delícia e até minha mochila eu comprei aqui nessa feirinha na primavera”, relembra Pérola.

SERVIÇO

Feiras Especiais de Natal

Praça Osório: segunda a sábado, das 10h às 21h. Domingo, das 14h às 20h

Praça Santos Andrade: segunda a sábado, das 10h às 20h. Domingos, das 12h às 18h30

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By