Educação, obras e saúde foram, nessa ordem, as três áreas da administração pública municipal campeãs de pedidos de intervenções ou serviços no Fala Curitiba 2023. A consulta pública é uma das ações sob a coordenação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e, este ano, teve a participação de 34.044 pessoas. Foi um crescimento de 51% em relação a 2022, quando 22.418 pessoas votaram.

Outro dado interessante do Fala Curitiba em 2023 foi o papel decisivo dos moradores que compareceram às reuniões presenciais – primeiro nos bairros e depois nas regionais – na definição das 100 obras e serviços a serem executados pela Prefeitura em 2024 (dez para cada regional).

“Na maioria das regionais pelo menos uma demanda mobilizou as comunidades para votação presencial e houve demandas que só se garantiram no orçamento da cidade porque as pessoas se mobilizaram na fase final”, observa a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação e coordenadora da consulta pública, Adriane Cristina dos Santos.

Escola de Administração Pública está mais moderna

O empenho do Imap na formação superior do quadro de servidores rendeu ao órgão o Prêmio Gestor Público Paraná, concedido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Paraná. Por trás da honraria, estão ações que elevam a qualidade da formação superior oferecida pela sua Escola de Administração Pública  (EAP).

A EAP passou por um processo de reformulação em seus espaços físicos e ganhou móveis produzidos na marcenaria da Fundação de Ação Social (FAS). Biblioteca, espaço de convivência, sala de atendimento especializado aos alunos e salas de aula tiveram o mobiliário renovado.

“A ideia foi modernizar os espaços para torná-los mais funcionais, atrativos e acolhedores para alunos e professores”, explica o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.

A escola também conta com um estúdio, que em 2023 realizou 463 gravações. Para a produção do material foram necessárias 478 horas de gravação e 1.138 horas de edição, envolvendo mais de 100 docentes, instrutores, palestrantes, servidores e técnicos.

A instituição também conta com a Biblioteca Maria Inês Svistalski, aberta aos alunos para empréstimo e aos demais servidores para consulta local.

Especialização em alta

Os três cursos de pós-graduação ofertados pelo Imap para o segundo semestre registraram 186 inscritos – o maior número de pretendentes desde que eles começaram a ser disponibilizados, em 2017. Em 2022 foram 126.

O MBA de Liderança e Gestão de Equipes, pela primeira vez na grade de cursos realizados na Escola de Administração Pública, foi o mais procurado, com 94 inscritos. A seguir vêm Administração Pública, com 47, e Gestão de Cidades Inteligentes, com 45.

Governança ambiental, social e corporativa

Fomentar as práticas ambientais, sociais e de governança na rotina do serviço público municipal foi a meta do primeiro curso livre ofertado pelo Imap a servidores da Prefeitura. Com 20 horas de duração, a primeira turma de ESG (do inglês Enviromental, Social and Governance) reuniu 25 servidores.

As aulas foram presenciais. A engenheira química Ana Carolina Schmidlin, com atuação na área ambiental, aprovou a iniciativa. “Isso não pode ser interrompido”, disse.

“A ideia é a atualização permanente dos serviços, alinhada com os pilares do tema ESG a partir de práticas sustentáveis, sociais e governança de uma cidade inteligente como Curitiba”, explicou o diretor de Desenvolvimento Institucional do Imap, Bernardo Zanini Fadel.

De TCC a artigo científico

O trabalho de conclusão de curso (TCC) de três alunas da primeira turma da especialização em Gestão de Cidades Inteligentes foi publicado no livro digital Práticas Educacionais no Cenário da Educação, Psicologia e Saúde. A obra acaba de ser lançada pela editora paranaense ZH4 e está disponível para ser baixada.

Cidades Inteligentes: Políticas Públicas para Altas Habilidades/Superdotação em Curitiba é o título do artigo. Ele é assinado por Letícia Wolf Moura Justus, da Agência Curitiba; Patrícia Rosi Bozza, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude; Tane Silvana Sumi Forgati, da Procuradoria-Geral do Município; e Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas, da Escola de Administração Pública do Imap, orientadora do grupo.

Clima

A criação de uma estratégia para reforçar o enfrentamento da crise climática com a disseminação de cursos temáticos para servidores foi o assunto da reunião inicial de trabalho entre o diretor da C-40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) para a América Latina, Ilan Cuperstein, e o presidente do Imap, Alexandre Matschinske. 

Segundo Cuperstein, a ideia é aproveitar a expertise do Imap na área de formação e educação superior para estender os cursos relacionados aos fatores que impactam o clima a toda a comunidade de servidores do Estado.

Estagiários

Atividades desafiadoras marcaram a programação do 13º Encontro de Estagiários da Prefeitura – o evento anual planejado para o desenvolvimento social e educativo do grupo. Cerca de 700 estudantes participaram. O prefeito Rafael Greca e o vice, Eduardo Pimentel, encerraram a atividade.

O encontro teve um formato diferente. Em ambiente decorado com adereços que remetem a filmes sobre magia e mistério, ele misturou habilidades e competências relacionadas ao comportamento com o escape game O Grande Segredo.

A Prefeitura tem atualmente 2.904 estagiários. Destes, 177 são de nível médio, 2.516 de graduação e 94 de pós-graduação.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By