O Fab Lab do Cajuru, inaugurado pela Prefeitura de Curitiba em março de 2019, conquistou dois títulos estaduais Prêmio Habitats de Inovação 2023, promovido pelo Sebrae-PR, nas categorias Boas Práticas e Espaços Maker.

A premiação reconheceu 31 habitats de inovação e as melhores práticas de 76 projetos inscritos de todo o Paraná, em sete categorias: Pré-incubadora; Incubadora; Aceleradora; Parque Tecnológico; Centro de Inovação; Espaço Maker; e Coworking de Inovação, além do reconhecimento estadual para os sete projetos que apresentaram as melhores práticas em cada categoria.

“O nosso querido Fab Lab, na Rua da Cidadania do Cajuru, já atendeu mais de 200 projetos da população de Curitiba, incentivando a criatividade e a inovação, democratizando a cultura do “faça você mesmo” entre os curitibanos, com a oferta gratuita de orientação especializada e acesso a equipamentos modernos como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora”, destacou o prefeito Rafael Greca.

O anúncio dos vencedores do Prêmio Habitats de Inovação 2023 foi feito na última terça-feira (21/11), durante o 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná, realizado no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava. A iniciativa visa reconhecer os ambientes que promovem a geração de negócios inovadores e startups dentro dos ecossistemas de inovação do Paraná.

O estado concentra 188 ambientes de inovação, distribuídos em 43 municípios, no ano de 2023, credenciados no Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), que faz parte da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Vencedores

Na categoria Espaços Maker, foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por seis instituições. Além do Fab Lab Cajuru, foram condecorados: o Celeiro de Inovação (Guarapuava), o FabLab da Indústria (São José dos Pinhais), a Garagem dos Jacarezinhos – GaJac (Jacarezinho), o Laboratório de Prototipagem do Biopark (Toledo) e o FabLab UTFPR (Pato Branco).

Levaram o Prêmio na categoria Boas Práticas Estaduais, o Fab Lab Cajuru (Curitiba), o AcicLabs (Cascavel), a Agência de Inovação Tecnológica da UEL – Aintec (Londrina), o Coworking do Cilla Tech Park (Guarapuava), a Intuel Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Londrina), o Cilla Tech Park (Guarapuava) e a Fundetec (Cascavel).

Outras categorias

A capital paranaense teve outros representantes entre os vencedores: o Habitat Senai, na categoria Incubadora; a Hotmilk, na categoria Parque Tecnológico; a Sprint Curitiba UTFPR, na categoria Pré-Incubadora; o Accelera Hub, na categoria Centro de Inovação.

O Fab Lab Cajuru

O Fab Lab Cajuru foi o primeiro laboratório-oficina público voltado à cultura maker no Brasil e é gerenciado pela Fundação de Ação Social (FAS), dentro do programa Liceu de Ofícios Inovação.

A unidade tem a parceria do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação curitibano, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O conceito do espaço tem a chancela do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) e do Center for Bits and Atoms do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O local é aberto a toda a comunidade, que pode ir até lá somente para descobrir as possibilidades de um Fab Lab ou para executar projetos já em curso que precisam de um apoio tecnológico para serem viabilizados. Os atendimentos são feitos com pré-agendamento, pelo e-mail [email protected] ou preenchendo o formulário neste link.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By