Nesta segunda-feira (15/1), às 16h, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, inaugura a escultura em bronze de Enedina Alves Marques. A obra, que ficará no Calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao Campus Garcez da Uninter, representa um marco na história do país para eternizar a memória e os feitos da primeira engenheira negra do Brasil e celebrar a superação e transformação através da educação. Curitibana, Enedina completaria neste sábado, 13 de janeiro, 111 anos.

Formada pela Universidade Federal do Paraná em 1945, ela coordenou o plano de Recursos Hidrelétricos do Paraná e foi mentora do projeto da Usina Capivari Cachoeira, na Serra do Mar, entre Campina Grande do Sul e Antonina, entre outros grandes trabalhos.

A parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Uninter e a agência OpusMúltipla concretizou essa homenagem. A escultura, produzida ao longo de seis meses no Ateliê de Escultura do Memorial Paranista, retrata Enedina sentada com um livro, representando sua busca pelos sonhos educacionais.

SERVIÇO

Inauguração da escultura de Enedina Alves Marques

Quando: segunda-feira, 15 de janeiro

Horário: 16h

Onde: Calçadão da Rua XV de Novembro, entre o Campus Garcez da Uninter e Praça Osório

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By