O prefeito em exercício Eduardo Pimentel destacou nesta terça-feira (7/11), no lançamento da biografia A Travessia de Alvaro Dias, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o protagonismo político e a importância do legado do ex-governador e ex-senador do Paraná em defesa da democracia no País.

“Neste livro, a história do Paraná é contada por um de seus protagonistas da política contemporânea. Um homem que foi deputado federal, governador, senador com três mandatos. Merece o nosso respeito e reconhecimento alguém que fez muito pelo Estado, com obras importantes, um legado para as futuras gerações”, disse Pimentel.

Democracia e progresso

Pimentel reforçou ainda o papel de Alvaro Dias no fortalecimento da democracia no país e na defesa de importantes pautas para o progresso nacional.

“O ex-senador sempre lutou pela pauta nacional, foi um defensor da democracia de direito e da liberdade de expressão. Foi e é ativo nas lutas nacionais a favor do povo paranaense, do povo brasileiro e representa muito bem o nosso Estado. Para Curitiba, quando foi governador, investiu na cidade, como senador defendeu os pontos do Estado, mas sempre priorizou a nossa capital. Por isso, é uma alegria muito grande participar desse momento histórico”, concluiu.

Trajetória

Assinada pelo jornalista José Antonio Pedriali, responsável pelas pesquisas e entrevistas para compor a história, a obra publicada pela Editora Casa Itália remonta a extensa trajetória política e parlamentar de Alvaro Dias no Paraná e no Brasil.

Em 50 anos de vida pública, Dias atuou como vereador, deputado federal, senador por quatro mandatos e governador do Paraná, entre 1987 e 1991. O ex-senador também foi candidato à presidência do Brasil em 2018 e em 1984, organizador do primeiro grande comício pelas Diretas Já, realizado em Curitiba. O evento democrático ocorreu em um palanque montado no dia 12 de janeiro daquele ano, na região da Boca Maldita, no Centro.

Memória 

Na solenidade de lançamento do livro A Travessia de Alvaro Dias, com a presença da família, autoridades, deputados, imprensa e público, Dias reforçou a importância da obra para preservar a memória de importantes eventos históricos na política. “O livro é um registro histórico, um dever, ao registrar os fatos e acontecimentos que participei ao longo de vários ciclos da política brasileira”, disse emocionado.

O ex-senador destacou ainda que a biografia faz um paralelo entre a vida política e os principais fatos políticos do país. O livro também representa, de acordo com Dias, uma oportunidade de apresentar a verdade de eventos importantes e ainda agradecer o apoio da população durante toda a trajetória política dele.

“O livro também é uma manifestação da nossa gratidão àqueles que me permitiram fazer essa travessia política durante todos esses anos, desejando sempre a mudança profunda e positiva no país”, destacou.

Símbolo político

O jornalista e autor da biografia, José Antonio Pedriali, também reforçou a importância histórica e política de Alvaro Dias para o Paraná e para o Brasil. “Alvaro Dias é um símbolo da democracia, de momentos políticos históricos no Brasil e no Paraná. A sua história se confunde, muitas vezes, com o legado político do Paraná e este livro consegue fazer esse mesmo paralelo em uma linha ampla do tempo”, disse.

Beneficente

O lançamento na Assembleia Legislativa do Paraná foi um evento beneficente em prol do Lar o Bom Caminho. Todo valor arrecadado com a venda dos livros será repassado para a instituição.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By