Em 2023, o programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba, voltado para a requalificação da malha viária da cidade, atingiu o melhor resultado desde o seu lançamento em 2017. De janeiro a dezembro deste ano, foram concluídas 513 ações de pavimentação em vias dos 75 bairros da cidade, o equivalente a quase uma obra e meia finalizada por dia.

São 233.241 metros de manutenção do pavimento, oferecendo melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida das pessoas. Além das vias já contempladas, há outras 78 ações em andamento que somam mais 68.597 metros de extensão de asfalto novo.

Até então, o melhor resultado do programa havia sido registrado em 2020, quando 338 obras de manutenção foram executadas, garantindo à cidade 217.243 metros de asfalto novo em um único ano. Outro importante marco do programa neste ano foi chegar aos 1.009 km em obras.

Segundo o prefeito Rafael Greca, o programa Asfalto Novo representa um investimento que transforma a cidade, proporcionando melhorias na mobilidade urbana e impactando positivamente na qualidade de vida dos curitibanos.

 “Avançamos muito e seguiremos com o trabalho no ano que se inicia, para assegurar segurança, conforto e desenvolvimento nos bairros”, diz Greca.

Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas 2.091 ações de pavimentação em 1.761 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). A maior parte das intervenções, 91%, aconteceu em bairros mais distantes do Centro de Curitiba. A extensão total do Asfalto Novo é de 1.009.276 metros, com 2.013 intervenções entregues (940.679 metros) e 78 em andamento (68.597 metros).

Modalidade de obras

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras de requalificação das ruas são uma das prioridades da Prefeitura, e há intervenções em andamento em toda a cidade, a partir de três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento, fresa e recape e pavimentação em asfalto em locais antes cobertos pelo saibro, sem nenhuma infraestrutura.

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, afirma que a requalificação das vias é uma das grandes demandas da população apresentadas no programa Fala Curitiba, de audiências públicas, e pela Central 156.

“São intervenções executadas para melhorar o trânsito, promover mais segurança, acessibilidade, mobilidade e interligar os bairros, mas que também impulsionam a geração de emprego e renda na cidade, com a abertura de postos de trabalho criados de forma direta e indireta”, disse Rodrigues.

Vila Barigui

Entre as vias contempladas neste ano está a Faustino Sequinel, no bairro Cidade Industrial, onde vive o aposentado José Palácio, que ficou satisfeito com a obra que vai garantir a ele e a família um fim e ano mais tranquilo. “A rua estava com muitos buracos e isso atrapalhava o dia a dia da gente. A obra transformou a rua, aliás, a Vila Barigui II toda ficou melhor com as obras nas vias”, contou Palácio.

Neste mês de dezembro, 21 ruas da Vila Barigui II receberam obras somando quase 2 km de manutenção na região. Além de José Palácio, a dona de casa Maria Izabel Ilheo Ramos, moradora da rua Atílio Vieira de Moura, também festejou as melhorias.

“Vamos ter um Natal com mais alegria. O asfalto novo vai acabar com a lama em frente de casa, vai mudar a fachada e diminuir a rotina de trabalhos, sem contar que fica mais bonito e bem mais seguro”, avalia Maria Izabel.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By