Representantes do município de Asolo, na região de Vêneto, na Itália, se reuniram com a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, no Palácio 29 de Março, nesta terça-feira (5/12), para discutirem futuras parcerias.

O intercâmbio com a cidade de Asolo se dá através de um acordo de cooperação bilateral assinado por Curitiba e pelo Consulado da Itália, e prevê a criação de novos projetos para estreitar as relações de amizade com o país europeu.

“A Prefeitura de Curitiba tem uma relação sólida e histórica com a região de Vêneto e estamos renovando a cooperação com novos projetos culturais. Iniciamos um diálogo com a cidade de Asolo e a conversa nos deixou animados para expandir a parceria para outras áreas”, comentou o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

A comitiva italiana veio a Curitiba para trazer projetos culturais, como o Festival de Cinema “Asolo Art Film Festival: edição estrangeira”, apresentado no Cine Passeio nos dias 2 e 3 de dezembro, que contou com obras contemporâneas para fortalecer a identidade cultural.

O grupo também fez visitas oficiais ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Consulado da Itália, Fundação Cultural de Curitiba e ao Museu Oscar Niemeyer.

Comitiva italiana

A comitiva era formada por Jean Pierre Velo, diretor, secretário e coordenador cultural da Federação das Associações Vênetas do Estado do Paraná – FAVEP; Gerardo Pessetto, conselheiro de Cultura do Município de Asolo; Giovanni Fabbris, conselheiro da Associação AAFF (Asolo Art Film Festival); e o arquiteto Edoardo Milesi, presidente da Escola Permanente de Viver.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By