Três visitas guiadas noturnas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula encerram o mês de julho e fazem parte do final da programação do Inverno Curitiba nesta semana. As sessões acontecem de quinta-feira (28/7) a sábado (30/7), das 19h às 22h, com 60 vagas em cada uma.

As inscrições começam à 0h01 desta terça (26/7), pelo Guia Curitiba

A diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, que também é pesquisadora cemiterial e responsável pela programação, lembra que as visitas terão o circuito regular. 

“Os participantes podem esperar muita informação sobre as trajetórias das pessoas ali sepultadas, permeando arquitetura, geologia, simbologia e arte presentes nos túmulos do equipamento público mais antigo da cidade”, reforça.

Sucesso

Quem tiver interesse em conhecer – ou repetir o passeio – deve se apressar. Em geral, as inscrições se esgotam em minutos.

Para Clarissa, o sucesso deve-se à curiosidade que o espaço provoca. “E à noite, tudo fica ainda mais interessante”, comenta. “Com as visitas, conseguimos mostrar a importância da necrópole na história de Curitiba”, completa. 

As visitas ao Cemitério Municipal foram retomadas em maio deste ano, após a interrupção devido à pandemia. Mais de sete mil pessoas já participaram da atividade, desde 2017, quando ela foi institucionalizada.

Além da visita noturna, são realizadas também a visita padrão diurna e as temáticas. Em breve, devem ser anunciadas novas datas. 

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.

Serviço: visita guiada noturna ao Cemitério Municipal

Datas: quinta (28/7), sexta (29/7) e sábado (30/7)

Horário: das 19h às 22h

Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, São Francisco)

Inscrições: guia.curitiba.pr.gov.br, a partir de 0h01 desta terça (26/7)

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By