“Se a gente é capaz de espalhar alegria, eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia.”

O refrão da música do grupo Roupa Nova entoado na tarde desta quarta-feira (29/11), na quadra de esportes da Rua da Cidadania Boa Vista, levou emoção e alegria a estudantes, servidores e comunidade da região, reunidos para assistir a encenação do Auto de Natal.

O espetáculo, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), conta a história de São Francisco de Assis. Interpretado pelo ator Jean Coué, o santo padroeiro dos animais transcendeu 800 anos de história para compartilhar, de maneira cativante, suas inspiradoras histórias e ensinamentos com o público presente.

As atrações do Natal de Curitiba 2023 não precisam de agendamento.

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel assistiram a encenação. Greca falou sobre as lições de fé e humildade de São Francisco de Assis. 

Greca explicou que São Francisco desapegou dos bens materiais e até das roupas para viver integralmente a sua devoção a Jesus. 

“Quem vê o rosto da esperança uma única vez, da esperança não esquece nunca mais. Vocês meninos e meninas de Curitiba e de todas as nações são o rosto da esperança. Se todas as crianças do mundo forem instrumentos da paz, haverá paz no mundo”, disse Greca.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também falou sobre a mensagem de amor deixada pelo santo.

“Muita alegria participar de uma festa tão bonita. Um dos maiores ensinamentos de São Francisco era o de amar o próximo. Nós precisamos praticar isso todos os dias para fazer a nossa cidade cada vez mais feliz. Por isso que vocês curitibinhas precisam respeitar os professores, os pais e família, porque vocês representam a Curitiba do futuro. Feliz Natal a todos”, disse Eduardo Pimentel.

O espetáculo recheado de histórias, poemas e músicas criou um momento de conexão entre São Francisco, os estudantes e as pessoas que passavam pelo local e pararam para assistir a encenação.

“É muito especial viver este papel porque a gente sente a emoção das pessoas, é uma mensagem muito potente. Estou gostando muito da experiência”, disse o ator Jean Couvé.

São Francisco gigante

Os 405 estudantes das escolas municipais Doutel de Andrade, Pilarzinho, Tanira Regina Schmidt e Ulysses Silveira Guimarães ficaram impressionados com um boneco de São Francisco de Assis mediando 4,20m que se juntou aos atores trazendo ainda mais brilho para o espetáculo. 

Sucesso com as crianças

Ao final, todos entoaram a música de Aline Barros Vem Chegando o Natal e houve distribuição de presentes para as crianças. Os presentes são fruto de doações recebidas pela Fundação de Ação Social.

Samuel Dulcídio dos Santos, 10 anos, da EM Doutel de Andrade, gostou do Auto de Natal. “Gostei muito da peça e do presente que eu ganhei. A melhor parte foi cantar junto as músicas”, disse o garoto.

A colega de Samuel, Heloíza Souza Gbur, 9 anos, também curtiu bastante a apresentação.

“Eu gosto muito do Natal. Achei a peça muito legal, principalmente as representações de Maria e do anjo Gabriel”, disse a menina.

Jornalistas mirins em ação

As jornalistas mirins Ketlyn da Cruz Modesto e Isadora Werner, da EM Ulysses Silveira Guimarães, estavam radiantes. Elas gravaram um depoimento do prefeito sobre a festa de Natal que aconteceu na Rua da Cidadania Boa Vista.

As meninas gostam muito de desempenhar o papel de repórteres. “Nós adoramos. O problema é que agora o ano está acabando e será a vez dos nossos colegas”, disse Ketlyn.

Quando perguntadas o que elas pretendem ser quando concluírem os estudos, a resposta veio em uníssono: “jornalistas”, disseram as meninas.

Confira a programação dos espetáculos de Natal nas Regionais de Curitiba

Dia 30/11 – 15h30

Pinheirinho (Rua da Cidadania Regional Pinheirinho)

Dia 1/12 -15h30

Santa Felicidade (Rua da Cidadania Regional Santa Felicidade)

Dia 4/12 -15h30

Boqueirão (Rua da Cidadania do Boqueirão)

Dia 5/12 – 15h30

Tatuquara (Rua da Cidadania Tatuquara)

Dia 6/12 – 15h30

Cajuru (Rua da Cidadania Cajuru)

Dia 7/12 – 15h30

Portão (Rua da Cidadania Fazendinha)

Dia 8/12 – 20h

Cantata de Natal

Bairro Novo (Rua da Cidadania)

Presenças

Também prestigiaram o evento a secretária de Comunicação, Cinthia Genguine; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; a administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; e os vereadores Tânia Guerreiro, Bruno Pessuti, Leônidas Dias e Hernani da Silva.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By