Graças à dedicação, ao empenho e aos resultados conquistados em suas ainda curtas carreiras, a triatleta curitibana Gabrielle Lemes e o nadador curitibano João Guilherme Fernandes Pereira, ambos incentivados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, foram convidados a treinar e estudar em universidades norte-americanas.

Gabrielle, que iniciou sua carreira com a natação em 2014 no Colégio da Polícia Militar e já no ano seguinte foi convidada a participar do Projeto Escolinha de Triathlon, garantiu sua primeira conquista como campeã brasileira infantil, já em 2016.  Depois disso ela ainda foi campeã sul-americana júnior 2018, vice-campeã European Cup Júnior 2019, 2ª colocada no mundial Júnior 2018/2019, 3º lugar sul-americano elite 2021 e vice campeã sul-americana sub 23 em 2022. Neste ano de 2023 foi campeã geral Brasil em Salvador.

Convidada para estudar e treinar na cidade americana de Tucson, no Arizona, Gabrielle, que tem apenas 21 anos, conta que o convite para ir aos Estados Unidos foi inusitado.

“Eu estava em um training camping em São Carlos (SP) e tirei foto junto com um dos atletas. Esse atleta é amigo do Wesley Jhonson, que é o técnico da equipe Arizona Triathlon. Através dessa foto o técnico Wesley mandou uma mensagem ao Danilo falando que estava criando uma equipe de Triathlon na universidade do Arizona e se eu não queria fazer parte. Aceitei na hora”, disse Gabrielle.  

A triatleta também fez questão de agradecer à Prefeitura, que proporcionou condições para que atleta dedicasse todo o seu tempo ao esporte.

“Mas como toda conquista sempre tem uma rede de apoio por trás, deixo aqui meus sinceros agradecimentos à Prefeitura de Curitiba Incentivo ao Esporte, da qual eu faço parte desde 2016. Parabéns por sempre apoiarem o esporte e tornarem convites como esse possíveis”, disse Gabrielle.

Natação

João Guilherme também já está com as malas prontas para os Estados Unidos. O curitibano de 18 anos está de mudança para o estado de Indiana, onde fará parte da equipe de natação da Universidade de Evansville.

João Guilherme, o JG como é chamado por seus colegas e treinadores, é atleta da equipe do Clube Curitibano desde o Mirim I, ainda criança. Dentre as inúmeras conquistas do JG, destacam-se o Brasileiro por equipes de 2018 e os títulos nacionais individuais em 2021. Com esse desempenho, João recebeu inúmeros convites para nadar por universidades americanas, tendo escolhido o estado do Meio-oeste, centro da natação no país. A universidade, fundada em 1854, faz parte da primeira divisão da natação americana.

JG também fez questão de agradecer a Smelj e o Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.

“Aproveito para agradecer por todos estes anos de incentivo. Tenho certeza que esta ajuda da Prefeitura fez com que eu realizasse o sonho de nadar nos Estados Unidos, país fortíssimo nesta modalidade. Foram anos contando com a ajuda de vocês. Agradeço de coração a toda a equipe do Incentivo e ressalto que o trabalho de vocês é de suma importância para a formação de nossos atletas”, disse João Guilherme.

Para Carlos Pijak Jr, secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, a conquista de Gabrielle e João Guilherme é uma conquista da cidade também e mostra que o incentivo está cumprindo seu papel.

“É um orgulho muito grande para nós receber essa notícia. Essas conquistas do João e da Gabrielle mostram que o Incentivo ao Esporte de Curitiba está no caminho certo e cumprindo o objetivo de oferecer condições para que os atletas curitibanos sejam destaque no esporte internacional”, concluiu Pijak.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

By